Acredita-se que os metais talvez sejam os agentes tóxicos mais conhecidos pelo homem. Há aproximadamente 2.000 anos a.C., grandes quantidades de chumbo eram obtidas de minérios, como subproduto da fusão da prata, e isso provavelmente tenha sido o início da utilização desse metal pelo homem. Ele afeta principalmente o sangue, o sistema nervoso, os rins e o aparelho gastrintestinal.
Entre as contaminações ambientais por chumbo na atmosfera, as pilhas e baterias automotivas se encontram em destaque de forma principal em locais que não possuem regras específicas para o descarte. Quando descartadas de forma irregular, o excesso segue aos aterros sanitários que não trazem estrutura para trabalhar com o resíduo que fica por tempo indeterminado lançando gases tóxicos no ar.
A contaminação por chumbo representa o principal problema ambiental do mundo e requer longos anos até poder público e iniciativa privada encontrarem solução para os níveis dessa substância entrar em ciclo de queda na média humana.
quando se quebra um termômetro, qual a melhor maneira de fazer a limpeza?
ResponderExcluirPara realizar a limpeza, será necessário:
ExcluirRolo adesivo daqueles que tiram fiapos de roupas, papel toalha, saco plástico, luvas de borracha e um conta gotas;
Solte uma folha do rolo adesivo e passe bem de leve sobre o mercúrio, porém sem pressioná-lo, passe apenas uma vez e descarte dentro do saco plástico. Faça isso várias vezes até acabar com todo o mercúrio. Você vai notar que as partículas maiores não grudarão no papel, para essas use um conta gotas e colete as partículas para depois descartar o conteúdo numa folha de papel toalha. Depois de usar o conta gotas, descarte-o.
Use as luvas durante todo o processo. Evite caminhar sobre o local para evitar espalhar o mercúrio.
Quando terminar lacre o saco plástico e leve a um local de descarte para lâmpadas fluorescentes ou baterias de celular, pois mesmo a quantidade de mercúrio sendo muito pequena para causar intoxicação, a forma como o mercúrio fica em contato com o organismo é que faz a diferença. Por exemplo, se houver a ingestão ou o contato do mercúrio com a pele por um tempo curto, a quantidade absorvida será mínima, não causando nenhum problema à saúde. Porém, se o mercúrio for inalado em sua forma de vapor, aproximadamente 80% dele acaba na corrente sanguínea, levando à uma intoxicação.
há nível seguro de exposição ao chumbo?
ResponderExcluirO limite considerado seguro para o chumbo é de 10 microgramas.
Excluir